Obras do artista estão ali expostas a partir deste domingo numa exposição especial.

Um retábulo com mais de dez metros de altura e 15 pinturas primitivas, entre as quais os Painéis de São Vicente que Almada Negreiros defendeu terem como destino o Mosteiro da Batalha, estão em exposição no monumento partir deste domingo.

A tese avançada pelo artista há 70 anos é agora concretizada no local imaginado, a Capela do Fundador, na sequência do estudo feito pelos investigadores Simão Palmeirim e Pedro Freitas.

Na Batalha, apresentam-se ainda vários desenhos, cadernos de autor, maquetes e outros materiais de Almada Negreiros sobre o tema, grande parte deles inéditos. Quer-se colocar em evidência a análise geométrica da obra plástica do artista, a que Simão Palmeirim e Pedro Freitas se têm dedicado e divulgado nos últimos anos.

O diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo, realça o cruzamento na exposição entre o trabalho de “um modernista” e “um espaço que é obra-prima do gótico europeu”.

A exposição “Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado” na Capela do Fundador articula com “Almada Negreiros e os Painéis – um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha”, patente até 10 de janeiro na Sala do Teto Pintado do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

No início de 2021 o projeto será complementado com a edição de um estudo sobre o tema, desenvolvido pelos investigadores Simão Palmeirim e Pedro Freitas.

Fonte: SAPO Mag

Liliana Teixeira Lopes