O áudio parece estar a viver um momento revolucionário graças ao formato digital, um fenómeno liderado pelos podcasts, com a vantagem de ser acessível a qualquer momento.

“É a idade de ouro do áudio”, afirmou à Agência France-Press Steve Ackerman, diretor de conteúdo da Somethin’ Else, a maior produtora de podcasts do Reino Unido.

“A mudança que observamos com os podcasts é surpreendente, com uma explosão das audiências”, diz Ackerman, para quem o período pode ser comparado ao início da televisão on demand, com o surgimento da Netflix. Para o responsável pela produtora, os podcasts têm “algo para todos os gostos: independentemente de ser seguido por milhões de pessoas, ou por apenas 20”.

Os confinamentos aceleraram o processo de escuta e a descoberta, mas o podcast é um “fenómeno de massa que acelera independentemente do que aconteça”, afirmou em outubro o diretor do Instituto CSA, Yves del Frate, durante o Paris Podcast Festival.

O mesmo acontece com o audiolivro, concebido num primeiro momento para as pessoas com deficiência visual.

As histórias que são apenas ouvidas “podem ser mais palpitantes e cativantes”, explica à France-Presse a especialista em fala Elizabeth Fresnel, fundadora do Laboratório da Voz na França.

A teoria é confirmada por um estudo coordenado pelo psicólogo experimental Daniel Richardson da University College de Londres, que comparou os impactos do áudio e do vídeo no cérebro.

Para a pesquisa, estudantes assistiram e depois ouviram a versão em áudio das principais cenas do filme “O Silêncio dos Inocentes” e da série “A Guerra dos Tronos”. Richardson constatou uma contradição: os estudantes afirmaram que tiveram uma reação emocional mais intensa com os vídeos, mas seus corpos mostraram o contrário.

“Com a versão em áudio, a temperatura corporal foi mais elevada, o ritmo cardíaco aumentou e diminuiu mais e a atividade eletrodérmica, que mostra a excitação corporal, foi mais percetível. O seu cérebro foi mais solicitado, e isto se refletiu-se na sua psicologia”, descreveu o especialista.

“A voz é portadora de muitas emoções”, afirma a jornalista Charlotte Pudlowski, que em 2018 foi uma das fundadoras do Louie Media, um dos primeiros estúdios de gravação de podcasts na França.

Na sua produção mais recente, “Ou peut-être une nuit”, a jornalista examina os mecanismos de silêncio na violência sexual com vários depoimentos.

As vozes destas mulheres “denotam esta violência”, relata Pudlowski, que cita como exemplo uma voz que hesita subitamente, ou outra que titubeia com a palavra “violação”.

Fonte: SAPO Mag

Liliana Teixeira Lopes