Mais de 50 músicos portugueses assinam esta carta contra o racismo, a xenofobia e o fascismo.

O fadista Camané, o cantor Salvador Sobral, o pianista Mário Laginha e o compositor António Pinho Vargas são alguns dos mais de 50 músicos que assinam uma carta aberta contra o racismo e a xenofobia, ontem tornada pública.

“Neste tempo difícil que vivemos, por via da pandemia de covid-19, e do medo que ela arrasta, assiste-se em Portugal ao crescimento de um movimento racista, xenófobo, fascista, que põe em causa a democracia e os seus valores”, afirmam os signatários da carta, que contam também com a Brigada Victor Jara, a fadista Aldina Duarte e o contrabaixista Bernardo Moreira.

E advertem: “Sabemos que este é um movimento não apenas português, mas sim internacional, o que aumenta exponencialmente o perigo que ele representa”.

“Por tudo isto, os músicos portugueses, criadores e intérpretes de uma linguagem que não conhece fronteiras, abaixo-assinados, vêm manifestar o seu repúdio contra todas as formas de discriminação, apelando ao poder político e à sociedade civil no seu todo para que se mobilizem contra o racismo, a xenofobia, o fascismo”, rematam.

A carta conta com assinaturas de músicos de variadas áreas, do fado ao jazz, passando pela música erudita contemporânea e a clássica. Entre os signatários estão João-Paulo Esteves da Silva, Filipe Melo, Filipe Raposo, Júlio Resende, JP Simões, Mário Delgado, Ricardo Toscano, Maria João, Rita Red Shoes, Cristina Branco, Manuela Azevedo, Bruno Pedroso, João Gil, Luís Varatojo e Scúru Fitchádu, entre outros.

Fonte: Lusa

Liliana Teixeira Lopes