Entre as novidades que chegam esta semana às salas de cinema, estão alguns dos nomeados aos Óscares.

Liliana Teixeira Lopes

Esta semana chega às salas de cinema nacionais o já muito badalado “Ice Merchants”, de João Gozalez que, além dos muitos prémios que ganhou e dos muitos festivais por onde passou , vai ficar para a história do cinema português, como o primeiro filme lusitano a chegar à lista final dos candidatos a um Óscar, neste caso nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação.

“Ice Merchants” praticamente dispensa apresentações, mas mesmo assim lembro que conta a história de um homem e o seu filho que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

Outro dos nomeados aos Óscares deste ano é “EO”, drama assinado por Jerzy Skolimowski.

Aqui, vemos o mundo “pelos olhos de um animal. EO, um burro cinza com olhos melancólicos, encontra pessoas boas e más no caminho da sua vida, experimenta alegria e dor, sobrevive à roda da fortuna que transforma, aleatoriamente, a sua sorte em desastre e o seu desespero em felicidade inesperada. Mas nem por um momento ele perde a sua inocência”. É o que se lê na sinopse.

Em estreia esta semana está ainda “Holy Spider”, o mais recente filme de Ali Abbasi, sobre uma jornalista, Rahimi, que viaja para Mashhad, uma cidade santa iraniana, com o intuito de encontrar o serial killer que anda a matar prostitutas. À medida que se aproxima da verdade e da descoberta dos crimes, torna-se cada vez mais difícil obter justiça, uma vez que muitos consideram o assassino um herói.

“Holy Spider” é baseado na história verídica de Saeed Hanaei, um pedreiro que se considerava empoderado por Deus ao matar 16 mulheres entre 2000 e 2001.

Por fim, Entre as novidades da semana está “Para Leslie”, de Michael Morris, cuja interpretação da protagonista, Andrea Riseborough, esteve envolvida em polémica. A nomeação da estrela britânica para Melhor Atriz nesta edição dos Óscares surpreendeu a indústria, pois apesar sua atuação ter sido aplaudida pela crítica, o filme tinha arrecadado pouco mais de 27 mil dólares nas bilheteiras no momento do anúncio e não havia sido amplamente promovido, elementos considerados essenciais para se destacar diante da Academia.

A campanha levada a cabo depois, pela produtora e pelo marido, o realizador do filme, levantaram questões de ética que chegaram a colocar a nomeação de Andrea Riseborough em risco.

Polémicas à parte, em “To Leslie”, Andrea Riseborough interpreta uma mãe que ganha na lotaria no Texas, mas que acaba com a sua fortuna e se entrega ao alcoolismo.